sábado, 7 de novembro de 2009

Temuco
Caracoles
Rosario

Após ter viajado de moto de várias formas com vários grupos e para inúmeros destinos, em fevereiro de 2009 eu e minha esposa realizamos a mais divertida aventura de motocicleta. Três meses de intenso planejamento proporcionaram uma viagem "perfeita".
Realizada por apenas uma moto e com todas as vantagens deste tipo de passeio, foi possível aproveitar todos os destinos ao nosso modo, nosso tempo e quanto quisemos.
Saímos de Porto alegre em direção a Montevideo passando por Pelotas, Chui, Rocha e Punta, chegamos em Montevideo ao redor das 16:30h, com tempo para aproveitar a Rambla e sair para uma janta histórica no Panini.
Saída cedo de Montevideo no dia seguinte para poder pegar o Buquebus em Colonia del Sacramento e seguir para Buenos Aires, onde chegamos as 10:00h, as 11:00h já estávamos na Ruta 3 seguindo em direção a Azul e Tres Arroyos, uma pequena e agradável cidade onde foi o nosso descanso. No terceiro dia seguimos até Bahia Blanca e em seguida rumamos até Rio Clorado e depois Choele-Choel onde descobrimos que o horário no verão era diferente, desta forma chegamos ao destino do dia, Neuquém, ao redor das 17:00h, a tempo de aproveitar as maravilhas do Cassino Magic Hotel. No quarto dia decidimos sair do Hotel apenas as 11:00h, paramos em Arroyito e seguimos até Piedra del Aguila onde almoçamos uma truta inesquecível. Nesta latitude o vento da Patagônia já é um companheiro constante e forte, exigindo paciencia e destreza. De Piedra del Aguila até Bariloche a viagem é uma delícia, serra linda sem um aclive muito acentuado. Chegamos por volta de 18:00h, mas como nesta época do ano anoitece muito tarde (22:00h) ainda deu tempo de encontrar o hotel, descansar e dar uma passeada antes de conhecer El Boliche de Alberto. Em Bariloche ficamos alguns dias fazendo o turismo típico do verão nesta região (trecking e passeios de moto).
Saímos de Bariloche em direção a Villa la Angostura e aqui entende-se porque esta é a região dos lagos, a estrada é de uma beleza indescritível. Seguimos até a fronteira com o Chile e após duas horas e trinta minutos de alfândega entramos em um caminho chamado interlagos. Logo chegamos a Osorno e então rumamos para o norte em direção a Temuco pela Ruta Pan Americana. Temuco é uma cidade cheia de cultura que abrigou por muitos anos o poeta Pablo Neruda. No dia seguinte seguimos para o norte passando por Chilan, Rancágua até chegar na conhecida Santiago. Saindo de Santiagosubimos novamente a Cordilheira dos Andes, passando por Los Andes, Puente del Inca, Los Penitentes até chegar em Uspallata, onde aproveitamos toda a tarde e dormimos mito bem. Seguimos em direção a Mendoza e então fomos até Villa Mercedes, a tempo de aproveitar a piscina e o cassino do Hotel Amerian.
De Villa Mercedes seguimos para Rosário, passando por Vicuna Mackena e Rufino. Alguns dias em Rosario para recarregar as baterias e seguimos viagem até Tacuarembó no Uruguay (novamente). De Tacuarembó entramos no Brasil por Santana do Livramento e então seguimos até Santa Maria de onde no dia seguinte partimos para o destino final, Porto Alegre.
Felizmente durante toda a viagem não pegamos chuva e foi possível aproveitar todos os dias e conviver com pessoas muito interessantes que fomos encontrando pela estrada.
Posso afirmar que esta viagem com este formato só foi possível ser realizada por estarmos sozinhos e desta forma, em minha opinião, esta é a melhor forma de viajar de moto.
Inúmeros detalhes foram excluídos deste relato, mas se for de interesse de alguém, fique a vontade de perguntar pelo e-mail.