segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sua Majestade a Estrada IV

A partir deste ponto do planejamento a preocupação passa a ser pontos de abastecimento. Para não haver nenhum problema como pane seca, que é extremamente desagradável, deve-se estudar detalhadamente mapas e guias de viagens, alguns deles mostram todos os pontos de abastecimento e podemos calcular com razoável precisão a distancia entre eles, recomendo bastante atenção neste item pois alguns postos de abastecimento que encontrei em algumas viagens não tinham bomba de gasolina, somente sendo disponível GNC. Este tipo de falha pode comprometer muitas viagens bem planejadas. Para uma viagem tranqüila também é recomendável que o piloto conheça a autonomia de sua motocicleta em condições variadas. Quantos quilômetros faço com 1 litro de gasolina se andar mais devagar? Se estiver em uma subida longa? Se estiver contra o vento? Se você tem todas as respostas para estas perguntas, de forma estimada é claro, você terá maior chance de tornar sua viagem um sucesso.

Na maioria dos roteiros a quantidade de postos de abastecimento não é um problema, e podemos inclusive escolher o local de parada. Quando este é o caso a escolha do local segue em meu entendimento alguns critérios: sempre prefiro parar em postos de abastecimento de bandeira conhecida e confiável, prefiro postos que oferecem um bom local para lanche ou refeição e com bons banheiros. Esse último item passa a ser essencial quando o piloto ou o garupa é do sexo feminino.

A preferência de cada um também determina as paradas não programadas, alguns pilotos preferem manter o foco no destino final e apreciar as belezas da estrada de sua moto enquanto pilotam, outros preferem parar durante o percurso para apreciar a paisagem e tirar fotografias, se este for seu caso sugiro alguns cuidados importantes: Não fique entusiasmado ao ponto de fazer manobras arriscadas para uma obter uma fotografia, dê preferência para mirantes organizados com local de estacionamento, se não for possível procure um local com acostamento adequado, sinalize sua parada e enquanto parado procure manter o pisca alerta da motocicleta acionado. Nunca esqueça de manter uma distancia segura da pista de rolamento.

Apos uma parada para fotos, o retorno a estrada é sempre um momento critico, toda atenção é recomendada, lembre que você parou por diversão e que não está atrasado, não entre de volta na estrada sem total cuidado do fluxo nos dois sentidos e não tente recuperar o tempo perdido andando mais rápido do que sua velocidade de costume.

Lembre-se que a maioria dos acidentes ocorrem nos primeiros e nos últimos quilômetros de uma viagem, momentos onde nossa atenção está diminuída e na maioria das vezes a ansiedade aumentada, então todo o cuidado nestes momentos é recomendado, e não esqueça que a cada parada temos novamente alguns primeiros quilômetros de viagem, ou seja, em viagens de muitos quilômetros muitas vezes temos que redobrar a atenção.

Escolhido o destino, o caminho, as paradas, resta aproveitar sua majestade a estrada da melhor forma possível, desfrutar da sensação única de liberdade e de contato com os elementos da natureza, aprender com cada viagem e melhorar a cada destino. Esse é um divertimento que não tem idade e podemos repeti-lo incontáveis vezes, com o mesmo prazer de conhecer o novo a cada nova viagem.

Tudo começa com o sonho, sonho de liberdade, sonho de viver, sonho de conhecer, para isso temos de, como disse Heloisa Shurmann, ter tempo para sonhar e de ter tempo para viver o sonho...., dar oportunidade a nós mesmos de mudar e ser felizes.

De toda forma, viajar tranqüilo é planejamento, intercorrencias acontecem e elas serão melhor administradas se seu planejamento for completo. Exemplos de planos para viagem podem ser obtidos nos livros de Amir Klink e da família Shurmann, nesse último existe uma diferenciação muito útil entre sonho e plano que é: o plano tem data e hora marcada para acontecer.

A estrada é longa e o prazer de estar nela interminável, aventure-se.


p.s. Aqui termina a séria de generalidades chamada Sua Majestade a Estrada, para uma visão completa leia os posts I, II, II e IV.

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