quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sua Majestade a Estrada III

O que procurar saber sobre o destino? A melhor resposta é um grupo de itens que fazem de alguns destinos os locais ideais para a apoteose de uma viagem, este grupo de qualidades seria: a) beleza natural, b) rede hoteleira, c) locais de alimentação e d) atividades no local.

Se elegemos um local belíssimo, com uma paisagem de cinema, que não oferece local para estadia, local de alimentação ou que não podemos fazer nada mais do que olhar por alguns minutos, certamente este local não será tão prazeroso como um local que contemple todos os itens citados. Um bom exemplo de um destino que tem todas as qualidades é a cidade de Gramado – RS, todos os itens estão lá, várias opções para todos os gostos.

Depois de escolhido o destino devemos nos concentrar na estrada, qual caminho tomar? O mais longo? O mais curto? Perguntas difíceis de responder pois nem sempre o caminho mais curto é o melhor, a estrada do caminho mais longo pode ser mais bonita e isso deve ser levado em consideração. De forma geral costumo eleger a estrada de minha rota com alguns critérios hierarquizados: 1) qualidade do pavimento, 2) beleza do trajeto, 3) menor distancia do destino.

Sempre que possível, se a estrada e o tempo disponível permitirem, aconselho a planejar o caminho de retorno por outra rota, outra estrada daquela de ida da viagem. Esta medida tem vantagens em vários aspectos e torna seu passeio muito mais divertido, não importando se você vai apenas passear em um domingo de sol ou fazer uma grande viagem de um mês. A vantagem mais obvia de retornar por uma rota diversa é que acabamos por conhecer novos lugares em um passeio único, porém a sensação de final da viagem, já vi este lugar a poucos dias e principalmente a pressa que temos para chegar em casa ficam diminuídas.

Em uma das viagens longas que realizei de moto, escolhi fazer todo o caminho de volta por um roteiro completamente diferente da ida, o resultado foi que até o último dia estava entusiasmado com a viagem e esperando pelo próximo destino, sem pressa de chegar. Talvez a frase chave deste assunto seja: sem pressa de chegar. Você pode andar mais rápido ou mais devagar, de acordo com a situação e se você se sente confortável, porém não importa a velocidade, se você tiver pressa andando de moto em uma estrada, você estará mais exposto a riscos desnecessários. Portanto evite a pressa ou como diriam os mais velhos a pressa é inimiga da perfeição, também em viagens de moto.

Nenhum comentário: