domingo, 11 de outubro de 2009

Colonia del Sacramento




Antecedentes

Alguns anos após o Descobrimento do Brasil, uma expedição comandada por Martim Afonso de Sousa chegou com suas caravelas até ao Estuário doRio da Prata, com a missão de colocar marcos de posse portuguesa na margem esquerda da foz daquele rio, tendo, entretanto, sido incapaz de completá-la em razão do naufrágio de sua embarcação.

A Colônia do Santíssimo Sacramento

A Coroa Portuguesa expressou novamente os seus interesses em estender as fronteiras meridionais de sua colônia americana até ao rio da Prata quando determinou ao governador e capitão-mor da capitania do Rio de Janeiro, D. Manuel Lobo (1678-1679), que fundasse uma fortificação na margem esquerda daquele rio. Desse modo, com o apoio dos comerciantes do Rio de Janeiro, desejosos de consolidar os seus já expressivos negócios com a América Espanhola, em fins de 1679 a expedição de D. Manuel Lobo partia de Santos, alcançando a bacia do Prata em Janeiro do ano seguinte. A 22 desse mesmo mês, as forças portuguesas iniciaram o estabelecimento da Colônia do Santíssimo Sacramento, fronteiro a Buenos Aires, na margem oposta. O núcleo desse estabelecimento foi uma fortificação simples, iniciada com planta no formato de um polígono quadrangular.

Hoje a Colonia del Sacramento é um destino muito procurado por brasileiros e para os viajantes de moto é um destino excelente, dotada de ótima estrutura turística e atrativos históricos, fica a cerca de 1300Km de Porto Alegre e uma viagem até lá pode ser feita em apenas 1 dia (apesar de cansativo).

Em Colonia recomenda-se a visita de pontos históricos como: Puerta de Campo, Calle de los Suspiros, Plaza Mayor, Museo Portugues, Casa Mallah, Casa Assunção, Calle de San Pedro, Convento San Francisco, Ruinas Casa del Virrey e muitos outros.

A hospedagem nesta cidade que pertenceu ao Brasil de 1822 à 1828 oferece várias opções, e destaco: Radisson Resort, Sheraton Colonia Golf & Spa, Casa Real e Posada del Gobernador. A gastronomia é diversa e destacam-se os pescados e a tradicional parrillada.

Para quem tiver mais tempo uma boa pedida é almoçar no Puerto Madero em Buenos Aires, para tanto basta embarcar no Buquebus e após 50 minutos estará na Argentina.

Em resumo, esta é uma viagem muito boa para fazer com grandes amigos (fui uma vez com o André, Jorge e Jacques e outra vez com o Toninho) e após a primeira visita começamos a planejar as próximas.

Uma boa época de fazer esta viagem é no feriado do Carnaval, o detalhe é fazer a reserva de hotel cedo para aproveitar bem o passeio, sugiro o Radisson que tem uma piscina com borda infinita para o Rio da Prata, jacuzzi junto a piscina, sendo um lugar excelente para descansar, tomar um bom vinho e apreciar o por do sol após um dia intenso de cultura.

Um comentário:

Antônio Motta disse...

Querido Lauro,

Colonia del Sacramento, foi uma das melhores viagens que fiz.
Muitas histórias tenho para contar daquela grande aventura (a maior prova de determinaçõo que já passei).
Aprendi muito convivendo contigo e com a Ana e para sempre guardarei as doces lembrancas daqueles dias.
Obrigado pelo carinho de mencionar-me em teu blog.
É uma honra ser teu amigo e parceiro de viagem.
Abracos,
Antônio Motta